Oi, pessoal, tudo bem? Separamos algumas questões de interpretação para que você possa treinar, qualquer dúvida deixe um comentário ou uma mensagem em nossa fanpage (facebook.com/simplificaportugues). Se você for copiar e colar, não se esqueça de citar a fonte.
EXERCÍCIOS
Texto I
O
desenvolvimento da maioria das campanhas neste primeiro turno resultou em
muitos candidatos perdedores e em uma atividade igualmente derrotada, o
marketing político. Muito mais do que lições de “como fazer campanhas”, a
presente temporada apresentou inúmeros modelos de “como não fazer”. Os erros
foram exemplares, sempre em maior número e muito mais expressivos do que os
acertos.
Nunca
assistimos a tanta pancadaria numa campanha presidencial como agora. O início
foi o que se convencionou chamar de “desconstrução da imagem de Ciro”. O
neologismo serve apenas para esconder um erro estratégico na quantidade e no
tamanho dos ataques. Pois, se Serra, o atacante, por um lado conseguiu seu
intento, também conseguiu, com isso, reforçar uma imagem de destruidor de
candidatos, iniciada com o episódio Roseana Sarney.
Isso
se deve ao fato de o principal responsável pela campanha tucana, Nizan Guanaes,
ser um excepcional publicitário, seguramente um dos mais importantes do país.
Mas marketing político não é propaganda, é outra ação no complexo mundo das
comunicações. E aqui, talvez, falte-lhe algum traquejo.
Fazer
uma campanha presidencial protegido pela fortaleza do Plano Real é
relativamente fácil - assim foi em 94 e, guardadas as proporções, em 98. Para
trabalhar um candidato governista, conciliando a visão que as pessoas têm do
presidente no poder com a expectativa de mudança e a personalidade do postulante, é preciso bem mais do
que a adaptação de um bom jingle de cerveja.
Na
eleição estadual de 90, em São Paulo, vetei a campanha de ataques que Nizan, na
sua primeira tentativa de incursão no marketing político, pretendia colocar no
ar contra Paulo Maluf, imaginando que com isso faria Fleury ganhar a eleição,
no segundo turno. Apesar de o resultado do primeiro turno ter apresentado uma
diferença de 12 pontos: 34%, contra 22% do candidato apoiado pelo governador
Quércia.
As
aparências indicavam o caminho do “bater para crescer”, já que o adversário
tinha flancos frágeis. Também tenho que reconhecer que, por hipótese e de
acordo com a argumentação do momento, a campanha violenta talvez conseguisse
ganhar, com um só golpe mortal. A decisão era dificílima. O fato é que acabei optando
por uma campanha propositiva, sem deixar de ser aguerrida, que, lenta,
gradualmente e com muito sofrimento acabou vitoriosa. (...)
(Chico
Santa Rita, Folha de São Paulo, 27/09/2002.)
01- Segundo o texto:
a)
A palavra “atividade” (l. 2) se refere à prática da política.
b)
“pancadaria” (l. 5) expressa seu sentido próprio: luta corporal.
c)
O termo “neologismo” (l. 6) refere-se à palavra “desconstrução” (l.6).
d)
Nizan Guanaes faz tão bem marketing político quanto propaganda.
02- Assinale o item em que foi
corretamente indicado um sinônimo da palavra presente no texto:
a)
expressivos (l. 4) - graves
b)
intento (l. 8) - objetivo
c)
episódio (l. 8) - fracasso
d)
complexo (l. 12) – singelo
03- Em “Mas marketing político não é propaganda...” (l. 11 e
12), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o
contexto, por:
a) porque b) contudo c) embora d) então
04- Alguns elementos do texto referem-se a outros, presentes
ou subentendidos. Assinale o item em que a correspondência está errada:
a) isso (l. 8) - os ataques de Serra
b) que (l. 14) - candidato
c) que (l. 17) - campanha
d) isso (l. 18) - campanha de ataques
05- Assinale o item correto quanto ao emprego dos verbos do
período, que se inicia por uma condição.
a) Se a campanha fosse bem feita, eu teria trabalhado com a
equipe.
b) Se a campanha era bem feita, eu trabalharei com a equipe.
c) Se a campanha foi bem feita, eu trabalho com a equipe.
d)
Se a campanha seria bem feita, eu teria trabalhado com a equipe.
Texto II
"A
crescente complexidade das relações do mundo do trabalho é uma das questões
que, atualmente, mais tem ocupado e preocupado tanto profissionais que já estão
inseridos no mercado, quanto aqueles que estão às vésperas da escolha de sua
formação profissional. Os índices de desemprego, a instabilidade nas mais
diferentes profissões, a velocidade que atinge diversas esferas de nossas
vidas, seja pela informação, tecnologia ou necessidade de aperfeiçoamento
constante, são apenas alguns dos diferentes fatores que compõem as novas
configurações do mundo do trabalho. Neste contexto, mais do que nunca perdem-se
as certezas sobre as perspectivas em relação à escolha profissional. Em
contrapartida, aumentam a pressão e o sentimento de necessidade por uma
"escolha correta", que traga segurança quanto ao futuro."
06. Assinale o item em que o sentido da palavra destacada
está corretamente indicado.
a) "... a instabilidade nas mais diferentes
profissões..." (linhas 03 e 04) - probabilidade
b) "... que atinge diversas esferas de nossas
vidas..." (linha 04) - relações
c) "... necessidade de aperfeiçoamento
constante..." (linhas 05) - autêntico
d) "... perdem-se as certezas sobre as perspectivas em
relação à escolha profissional." (linha 07) - anseios
07. A ideia central do texto é:
a) em geral, os jovens não se mostram preocupados com a sua
escolha profissional.
b) o mundo do trabalho moderno tem facilitado a escolha
profissional dos jovens.
c) a diversificação das relações no mundo do trabalho gera
incertezas no momento da escolha profissional.
d)
o avanço da tecnologia não trouxe modificações expressivas para as relações de
trabalho.
08. A palavra apropriar-se (linha 05) tem o sentido de:
a) ter posse b)
agregar-se c) conhecer d) induzir
09. Observe as informações abaixo:
I. inflação - aumento de preços; infração - violação
II. cabeça - de prego; cabeça - de
movimento político, social
III. espiar - olhar; expiar - pagar a culpa
IV. belo - bonito
Assinale a alternativa que corresponde à classificação
semântica das palavras de cada item pela ordem.
a) paronímia - homonímia - sinonímia - polissemia
b) homonímia - polissemia - sinonímia - paronímia
c) paronímia - polissemia - homonímia - sinonímia
d)
polissemia - sinonímia - homonímia – paronímia
Texto III
“A maior alegria do brasileiro é
hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de
chuva.”
(Cassiano Ricardo, in O Homem
Cordial)
10. Segundo as ideias contidas no
texto, o brasileiro:
a) põe a hospitalidade acima da prudência.
b) hospeda qualquer um, mas somente em noites
chuvosas.
c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.
d) não tem outra alegria senão a de hospedar
pessoas, conhecidas ou não.
e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período
da noite.
11. A palavra mesmo pode ser trocada no
texto, sem alteração de sentido, por:
a) certamente
b) até c) talvez d) como
e) não
12. A expressão “A maior alegria
do brasileiro” pode ser entendida como:
a) uma personificação b) uma ironia c) uma metáfora d) uma hipérbole e) uma catacrese
13. O trecho que poderia dar sequência
lógica e coesa ao texto é:
a) Não obstante isso, ele é uma pessoa gentil.
b) Dessa forma, qualquer um que o procurar será
atendido.
c) A solidariedade, pois, ainda precisa ser
conquistada.
d) E o brasileiro ganhou fama de intolerante.
e)
Por conseguinte, se chover, ele dará hospedagem aos desconhecidos
GABARITO
1-
C 2- B 3-B 4-B 5-A 6-D 7-C 8-C 9-C 10-A 11-B 12-D 13-B
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