domingo, 21 de janeiro de 2018

Interpretação de texto: questões


Oi, pessoal, tudo bem? Separamos algumas questões de interpretação para que você possa treinar, qualquer dúvida deixe um comentário ou uma mensagem em nossa fanpage (facebook.com/simplificaportugues). Se você for copiar e colar, não se esqueça de citar a fonte. 

EXERCÍCIOS
Texto I
O desenvolvimento da maioria das campanhas neste primeiro turno resultou em muitos candidatos perdedores e em uma atividade igualmente derrotada, o marketing político. Muito mais do que lições de “como fazer campanhas”, a presente temporada apresentou inúmeros modelos de “como não fazer”. Os erros foram exemplares, sempre em maior número e muito mais expressivos do que os acertos.

Nunca assistimos a tanta pancadaria numa campanha presidencial como agora. O início foi o que se convencionou chamar de “desconstrução da imagem de Ciro”. O neologismo serve apenas para esconder um erro estratégico na quantidade e no tamanho dos ataques. Pois, se Serra, o atacante, por um lado conseguiu seu intento, também conseguiu, com isso, reforçar uma imagem de destruidor de candidatos, iniciada com o episódio Roseana Sarney.
Isso se deve ao fato de o principal responsável pela campanha tucana, Nizan Guanaes, ser um excepcional publicitário, seguramente um dos mais importantes do país. Mas marketing político não é propaganda, é outra ação no complexo mundo das comunicações. E aqui, talvez, falte-lhe algum traquejo.
Fazer uma campanha presidencial protegido pela fortaleza do Plano Real é relativamente fácil - assim foi em 94 e, guardadas as proporções, em 98. Para trabalhar um candidato governista, conciliando a visão que as pessoas têm do presidente no poder com a expectativa de mudança e a personalidade        do postulante, é preciso bem mais do que a adaptação de um bom jingle de cerveja.
Na eleição estadual de 90, em São Paulo, vetei a campanha de ataques que Nizan, na sua primeira tentativa de incursão no marketing político, pretendia colocar no ar contra Paulo Maluf, imaginando que com isso faria Fleury ganhar a eleição, no segundo turno. Apesar de o resultado do primeiro turno ter apresentado uma diferença de 12 pontos: 34%, contra 22% do candidato apoiado pelo governador Quércia.
As aparências indicavam o caminho do “bater para crescer”, já que o adversário tinha flancos frágeis. Também tenho que reconhecer que, por hipótese e de acordo com a argumentação do momento, a campanha violenta talvez conseguisse ganhar, com um só golpe mortal. A decisão era dificílima. O fato é que acabei optando por uma campanha propositiva, sem deixar de ser aguerrida, que, lenta, gradualmente e com muito sofrimento acabou vitoriosa. (...)
(Chico Santa Rita, Folha de São Paulo, 27/09/2002.)

01- Segundo o texto:
a) A palavra “atividade” (l. 2) se refere à prática da política.
b) “pancadaria” (l. 5) expressa seu sentido próprio: luta corporal.
c) O termo “neologismo” (l. 6) refere-se à palavra “desconstrução” (l.6).
d) Nizan Guanaes faz tão bem marketing político quanto propaganda.

02- Assinale o item em que foi corretamente indicado um sinônimo da palavra presente no texto:
a) expressivos (l. 4) - graves
b) intento (l. 8) - objetivo
c) episódio (l. 8) - fracasso
d) complexo (l. 12) – singelo

03- Em “Mas marketing político não é propaganda...” (l. 11 e 12), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o contexto, por:
a) porque   b) contudo   c) embora  d) então

04- Alguns elementos do texto referem-se a outros, presentes ou subentendidos. Assinale o item em que a correspondência está errada:
a) isso (l. 8) - os ataques de Serra
b) que (l. 14) - candidato
c) que (l. 17) - campanha
d) isso (l. 18) - campanha de ataques

05- Assinale o item correto quanto ao emprego dos verbos do período, que se inicia por uma condição.
a) Se a campanha fosse bem feita, eu teria trabalhado com a equipe.
b) Se a campanha era bem feita, eu trabalharei com a equipe.
c) Se a campanha foi bem feita, eu trabalho com a equipe.
d) Se a campanha seria bem feita, eu teria trabalhado com a equipe.

Texto II
            "A crescente complexidade das relações do mundo do trabalho é uma das questões que, atualmente, mais tem ocupado e preocupado tanto profissionais que já estão inseridos no mercado, quanto aqueles que estão às vésperas da escolha de sua formação profissional. Os índices de desemprego, a instabilidade nas mais diferentes profissões, a velocidade que atinge diversas esferas de nossas vidas, seja pela informação, tecnologia ou necessidade de aperfeiçoamento constante, são apenas alguns dos diferentes fatores que compõem as novas configurações do mundo do trabalho. Neste contexto, mais do que nunca perdem-se as certezas sobre as perspectivas em relação à escolha profissional. Em contrapartida, aumentam a pressão e o sentimento de necessidade por uma "escolha correta", que traga segurança quanto ao futuro."

06. Assinale o item em que o sentido da palavra destacada está corretamente indicado.
a) "... a instabilidade nas mais diferentes profissões..." (linhas 03 e 04) - probabilidade
b) "... que atinge diversas esferas de nossas vidas..." (linha 04) - relações
c) "... necessidade de aperfeiçoamento constante..." (linhas 05) - autêntico
d) "... perdem-se as certezas sobre as perspectivas em relação à escolha profissional." (linha 07) - anseios
07. A ideia central do texto é:
a) em geral, os jovens não se mostram preocupados com a sua escolha profissional.
b) o mundo do trabalho moderno tem facilitado a escolha profissional dos jovens.
c) a diversificação das relações no mundo do trabalho gera incertezas no momento da escolha profissional.
d) o avanço da tecnologia não trouxe modificações expressivas para as relações de trabalho.

08. A palavra apropriar-se (linha 05) tem o sentido de:
a) ter posse    b) agregar-se    c) conhecer  d) induzir

09. Observe as informações abaixo:
I. inflação - aumento de preços; infração - violação
II. cabeça - de prego; cabeça - de movimento político, social
III. espiar - olhar; expiar - pagar a culpa
IV. belo - bonito

Assinale a alternativa que corresponde à classificação semântica das palavras de cada item pela ordem.
a) paronímia - homonímia - sinonímia - polissemia
b) homonímia - polissemia - sinonímia - paronímia
c) paronímia - polissemia - homonímia - sinonímia
d) polissemia - sinonímia - homonímia – paronímia

Texto III
“A maior alegria do brasileiro é hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de chuva.”
(Cassiano Ricardo, in O Homem Cordial)

10. Segundo as ideias contidas no texto, o brasileiro:
a) põe a hospitalidade acima da prudência.
b) hospeda qualquer um, mas somente em noites chuvosas.
c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.
d) não tem outra alegria senão a de hospedar pessoas, conhecidas ou não.
e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período da noite.
11. A palavra mesmo pode ser trocada no texto, sem alteração de sentido, por:
a) certamente  b) até  c) talvez   d) como  e) não

12. A expressão “A maior alegria do brasileiro” pode ser entendida como:
a) uma personificação   b) uma ironia  c) uma metáfora  d) uma hipérbole  e) uma catacrese

13. O trecho que poderia dar sequência lógica e coesa ao texto é:
a) Não obstante isso, ele é uma pessoa gentil.
b) Dessa forma, qualquer um que o procurar será atendido.
c) A solidariedade, pois, ainda precisa ser conquistada.
d) E o brasileiro ganhou fama de intolerante.
e) Por conseguinte, se chover, ele dará hospedagem aos desconhecidos



GABARITO
1- C 2- B 3-B 4-B 5-A 6-D 7-C 8-C 9-C 10-A 11-B 12-D  13-B

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